SEO significa Search Engine Optimization, que em português se traduz para “otimização para mecanismos de busca”. Trata de um conjunto de técnicas textuais para páginas na web, buscando o topo na lista de resultados de uma busca o Google.
Este é um conceito que resume bem para que funciona o SEO. Funciona como uma porta que abre espaço para a maior colocação no Google, e isto é buscado por diversas empresas.
Portanto, o principal objetivo do SEO é aumentar o volume de tráfego no site e ganhar mais visibilidade na Internet.
O que é o SEO
Assim, o SEO é a otimização de uma ou várias páginas visando estar no topo de buscas do Google. O SEO é aplicado dentro do Marketing de Conteúdo, bem como em todo o site.
Assim, é possível:
- Otimizar imagens;
- Otimizar links dos sites;
- Otimizar textos.
Então, como chegar ao topo da página de buscas?
Para chegar ao topo através do SEO, é necessário conferir se uma série de elementos está sendo efetivo no blog ou site. Para isso, segue os principais fatores On Page.
Os fatores On page são aqueles que devem ser trabalhados dentro do site ou página para que os mecanismos de busca – O Google ou Yahoo, por exemplo – consigam saber do que se trata seu conteúdo e avaliar a relevância dele para o usuário.
Qualidade do conteúdo
Isto é um dos principais fatores de rankeamento. O Google possui um algoritmo que identifica conteúdo de baixa qualidade e de alta qualidade, sendo apenas o de alta otimizado para o público.
Assim, não basta apenas otimizar seu conteúdo para SEO, é preciso focar na qualidade dele.
Tamanho do Conteúdo
O tamanho impacta diretamente no ranking Google. A média de tamanho dos conteúdos que estão nas primeiras posições é de aproximadamente 2.500 palavras, porque o Google busca conteúdos mais completos e que esclareçam, de fato, a dúvida dos leitores.
Mas como não é uma regra, o que importa é como a pessoa trabalha este conteúdo e se responde a dúvida que as pessoas costumam ter em relação aquele assunto. Além disso, a otimização para SEO enquanto traz um conteúdo de qualidade é fundamental.
Tigle Tag
Também chamado de título interno, este é o título que o leitor verá quando tiver acessado completamente o conteúdo de seu blog.
Este título deve ser diferente do SEO título, pois ambos possuem funções diferentes: enquanto SEO title leva o leitor ao seu texto, o tittle tag busca fazer com que o leitor que acessou seu blog passe a ter ainda mais interesse no conteúdo e a permanecer nele.
Nesta situação, há espaço para maior criatividade e também à disposição das palavras-chave do título.
- Ele deve ter muitos outros fatores, que são:
- Chamar a atenção do leitor;
- Ter a palavra-chave;
- E fazer a promessa ao leitor do que ele ganhará com a leitura, que deverá ser cumprida.
SEO Title
Este é o título que leva o leitor até o conteúdo.
Em outros termos, SEO Title é o título que possui no início do corpo de texto, que indica o assunto do texto. É um título que garante alta taxa de cliques no conteúdo! O posicionamento no rankeamento com o uso correto deste SEO Title tende a melhorar.
Principais características do SEO Title são:
- precisa ter 55 caracteres;
- a palavra-chave deve estar à esquerda;
- e deve ser o título mas objetivo possível.
URLs otimizadas
URLs amigáveis ou otimizadas são um fator determinante no rankeamento. A otimização SEO, como já dito antes, também abrange as URLs devido ao Google identificar o uso de palavras-chave no endereço da página.
Além disso, quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a página.
É importante evitar números, e incluir outros termos além da palavra-chave. Exemplo de práticas de boas URLs são:
- Incluir a palavra-chave;
- Ser curta e simples;
- Ter hifens para separar as palavras, pois o Google não lê espaços; e
- Relacionar-se com o título do post.
Você deve evitar endereços eletrônicos que não fazem sentido para o leitor, números e caracteres indevidos. O uso abusivo de subdomínios também não é recomendável.
Heading Tags
São necessários para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. As Heading Tags são demonstradas no código-fonte da página como H1 (mais importante), e os subtítulos H2 até H6).
É através disso que o Google consegue identificar a ordenação das informações e a hierarquia do seu conteúdo.
Já na formulação da hierarquia, deve ter as informações principais do texto, definir os principais temas do post e ainda torna a leitura mais amigável e fácil, pois o texto fica mais fluído.
Como o Google interpreta seu texto
Há todo um algoritmo que faz a análise do conteúdo do seu texto. É uma análise semântica, que pensa sobre o significado e a importância dele para quem procura a informação.
Assim, hoje não há mais uma quantidade exata de palavras-chave que deve conter no seu texto. Ainda, a palavra-chave não deve ser restrita. Deve-se utilizar sinônimos dela, que também são indexadores, assim, aumentando a visibilidade do seu site.
O tempo de permanência da Página
Este é um indicador para o Google, pois o tempo de permanência da página mostra ao buscador que o conteúdo é de boa qualidade.
Isso indica que a necessidade do usuário foi atendida e sua dúvida foi respondida, então existe a interpretação do Google de que aquele conteúdo é mais relevante que outros.
Assim, para aumentar o tempo de permanência em sua página, sempre pense em conteúdo de qualidade. O conteúdo de qualidade abrange textos bem escritos, pensados especialmente para sua persona, com subtítulos e a presença natural da palavra-chave.
Todos esses fatores gerarão um bom relacionamento seu com o leitor, fazendo com que sua página suba no ranking do Google e apareça mais para outras pessoas, consequentemente aumentando o número de acessos do seu blog.
Isso pode te gerar leads, aumento de vendas, entre outras interações com o público desejosas para você e seu blog.
O que você pensa sobre a otimização SEO? Já implementou isso no seu blog?
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