A venda através da internet se intensificou muito nos últimos anos. Grandes varejistas ampliaram seu suas vendas para a internet, bem como todos os dias surgem novas lojas. Cada vez é mais fácil comprar através da internet.
As compras virtuais podem ser realizadas por computadores, smartphones e tablets, ampliando cada vez mais as possibilidades de venda para quem quer iniciar um negócio e-commerce .
Se ainda está em dúvida se vale a pena ou não ter uma loja virtual, confira as vantagens de se fazer vendas on-line neste artigo.
Vantagens de uma loja virtual
É interessante saber que o Brasil é o 3º país do mundo que mais faz compras pela internet, enquanto existem mais de 30 milhões de clientes que realizam compras diariamente em diversos setores. De livros a produtos de beleza, informática e eletrodomésticos, a expectativa é que este cenário apenas cresça.
Este é um momento para quem deseja abrir um negócio, utilizando os comodismos que a Internet proporciona.
Primeiro, vamos as vantagens financeiras de se ter um e-commerce.
Investimento Inicial Baixo
Conseguir um bom ponto numa loja física pode ser bem difícil, devido aos valores altos cobrados com aluguéis. Na internet isto não tem necessidade. Um bom domínio e plataforma, além de boa programação do site são os investimentos que você terá com o local de venda.
Menor custo para manutenção
Não haverá preocupação com encanação quebrada, luz, fiscalização, entre outros. As lojas virtuais têm pouco custo com infraestrutura e ainda não requer de grande investimento para gerir a loja.
Comodidade
Com loja virtual, é possível até mesmo você trabalhar em casa com o computador que você possui. Não há necessidade de gastar com pagamentos de energia, água ou aluguel de dois lugares. Você pode estocar devidamente seus produtos em sua residência, após encontrar um local apropriado para isso.
Você já percebeu como pode ser mais econômico vender pela internet em vez de ter apenas uma loja física. Agora, veja os demais benefícios que pode te trazer:
Estar disponível 24 horas
Você pode até mesmo fazer vendas de madrugada! Não é necessário passar o dia em um local, muitas vezes em pé, sorrindo para clientes. Ainda, com o benefício de estar 24h aberto, sem precisar determinar um “expediente”.
Basta você reservar algumas horas do seu dia para responder dúvidas dos clientes, e outras horas do dia para separar os produtos para entrega. Ficou mais fácil vender.
Maior alcance dos consumidores
Com a loja virtual, você pode vender para todo o Brasil – até mesmo todo o planeta, se você disponibilizar da modalidade de entrega correta. Além disso, se consumidores tiverem boa experiência de compra, o marketing boca a boca vai funcionar e eles irão te recomendar para seus amigos, ampliando suas possibilidades de venda.
Você pode exibir seus melhores produtos
É possível expor os melhores produtos da sua loja com a devida organização do site, utilizando estratégias de Marketing para auxiliar o cliente no processo de compra
Acompanhamento de vendas
Um e-commerce possibilita o levantamento de dados de vendas efazer relatórios de maneira mais rápida que uma loja física. O estoque se torna mais controlado, pois não há chances de dano por parte de manuseio de clientes, ou de exposição em prateleiras e vitrines.
Este tipo de ferramenta é essencial para um empreendedor montar uma estratégia de vendas, bem como saber quais produtos os clientes preferem mais. Além disso, é possível verificar a quantidade de abandono de compras no carrinho – e ainda descobrir o motivo disso.
Estoque
Você sabia que, dependendo do seu tipo de comércio, não é necessário ter um estoque físico? Ainda, você pode trabalhar com um estoque através de fornecedores, e só comprar a mercadoria quando a venda for garantida.
Ainda, existe o método drop shipping, que o revendedor apresenta produtos em seu site, porém quem separa o produto para entrega, embala e entrega é o fornecedor do produto.
Possibilidades maiores de promoção
É possível fazer promoções diferenciadas com mais flexibilidade, para diferenciar o produto da concorrência. Frete grátis, cupom de desconto, entre outras coisas que chamam a atenção do comprador.
Neste momento, utilizar estratégias de marketing para aumentar o percentual de compra dos clientes é vital.
Crescimento expansivo mais rápido
Não apenas o crescimento do setor e-commerce, mas das suas próprias vendas. Dependendo da sua estratégia, você poderá vender de cem reais até mil reais por podia, até mesmo mais – como as grandes empresas online, com custo operacional inferior ao de uma loja física.
Integração com Mídias Sociais
Lojas virtuais estão conectadas as redes sociais como um todo. Se você tem uma loja virtual, deverá ter uma página em alguma mídia social – se não todas possíveis! É possível utilizar isso ao seu favor, com uma boa gestão de marketing, para você prospectar e chamar mais clientes para o seu site.
Ainda, é possível integrar seu site a mídias sociais através de plug-ins próprios para tal. Quando a loja online tem páginas em redes sociais, ela se torna mais confiável para seu público alvo, além de facilitar a comunicação com os clientes.
Múltiplas opções de pagamento
Você pode aceitar cartão de crédito sem a necessidade de ter a maquininha para passar o cartão. Além disso, as opções como boleto bancário se tornam viáveis.
Você pode integrar sua loja virtual para uma empresa intermediadora de pagamentos, que tem oferecem inúmeros planos para o recebimento de cartão de crédito e pagamentos à vista.
É possível também intermediar as compras através do Google, PayPal, Mercado Pago, PicPay, entre outras entidades. Diante de tantas possibilidades, a venda se torna mais fácil.
São muitas oportunidades de venda através de uma loja virtual. O importante é cuidar da imagem de sua empresa para que seja bem falada no Reclame Aqui, que muitos clientes acessam antes de efetuar uma compra na empresa.
Viu como o cenário é promissor? As vantagens de um e-commerce foram sintetizadas neste artigo, mas quando você começar a vender, irá perceber que são variadas.
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