Se você já ouviu falar sobre Social Media, deve ter se perguntado exatamente o que significa. Este profissional também é chamado de Analista de Mídias ou Gestor de Mídias Sociais. É uma profissão nova, que o objetivo é gerir das páginas oficiais de empresas e pessoas.
O profissional Social Media deve produzir um conteúdo significativo à audiência da marca que ele administra, e cria e analisa estratégias para alcançar bons resultados.
Ele também é responsável por analisar o público para conseguir alcançar possíveis clientes (audiência) e fazer com que essas pessoas se interessem pela marca. Além disso, diretamente, ele trata da imagem da empresa através das mídias sociais.
Em resumo, o Social Media é isso. Mas a profissão é rica e repleta de atividades interessantes que possuem a cara da modernidade, pois cuida das queridas redes sociais.
Como o Social Media trabalha?
Ele deve pensar, pesquisar a analisar o público que interagirá com a página e será um possível consumidor de produtos ou serviços de determinada marca. Para isso, ele avaliará o perfil do consumidor em variáveis como idade, gênero, religião, e outros interesses que sejam pertinentes a marca.
Gestor de Conteúdo
O Analista de Mídias é, por sua natureza, um gestor de mídias sociais. Para isso, ele precisa entender a melhor forma de gerir determinada marca – e para isso, ele deve também ser capaz de fazer uma apropriada gestão de conteúdo.
Ele é responsável pela produção de texto e sugestão de imagens, bem como quaisquer outros materiais que será utilizado na página. Assim, ele deve ser muito criativo, e utilizar técnicas de interação para que consiga cativar o público da marca.
O português deve ser excelente, e deve estar sempre acompanhando os assuntos do momento visando benefício da marca e a alta performance da rede social que ele faz a gestão.
Monitoramento
O Gestor de Mídias Sociais faz o monitoramento constante da página da marca. Isso significa que diariamente ele acompanhará as páginas, responderá comentários, seguirá pessoas, entre outras ações. Isso significa que ele deverá criar formas criativas de interagir e se comunicar com o público-alvo, bem como construir um relacionamento com o cliente.
Existem marca que escolhem contratar outro profissional – outro Social Media – para apenas a comunicação com o cliente. Existem marcas que prezam bastante isto, pois haverá a gestão de um SAC através das redes sociais. O bom atendimento e educação são extremamente necessários para gerenciar possíveis conflitos.
Analisar Métricas
O gestor de mídias sociais deve ser responsável, também, por analisar as métricas. O que isso significa? Basicamente, é determinar indicadores, e acompanha-los diariamente por mensuração, análises e estudos. As informações trazidas pelas métricas de redes sociais são vitais para o gestor determinar se sua estratégia de marketing está funcionando.
Também pode ser um profissional diferente – devido a riqueza de métricas e o detalhamento envolvendo no acompanhamento e análises.
Estas foram as principais funções que um Analisa de Mídias Sociais pode fazer. Ainda, cabe falar que cada uma dessas funções pode ser exercida por um profissional diferente, e haverá um Gestor de Mídias
Como se tornar um Social Media?
Muitos amam essa profissão devido a versatilidade dela na forma de trabalhar. Pode ser através de trabalho remoto, como freelancer ou mesmo em um escritório. Além disso, costumamente é bem remunerada.
Inúmeros tipos de profissionais trabalham como Social Media, mas independente do tipo de formação, o aspirante à carreira precisa se esforçar para conseguir as habilidades e qualificação necessária para conseguirem se tornar.
É preciso gostar muito de redes sociais – e, ainda gostar de pessoas, pois lidará diretamente com o público. Mais que isso, também precisa gostar de escrever, pois será necessário o desenvolvimento da boa escrita, a depender do tipo de postagem. E, ainda, entender um tanto de edições de imagens, apenas o suficiente para realizar as postagens.
O que importa é entender como se tornar o Social Media de cada rede social, e se adaptar a necessidade de cada um destes. Criatividade, como já dito. [e o carro chefe.
Além disso, realizar cursos é essencial para pegar o jeito da coisa. Pode ser através de cursos livres, de qualificação, de atualização, pós-graduações – ou até mesmo videoaula gratuitas. O importante é ter a determinação de aprender.
Os conhecimentos necessários para um Gestor de Redes Sociais são:
- Marketing Digital;
- Ads (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn);
- Google Analytics.
Além disso, é necessário dominar as ferramentas apropriadas para fazer a devida gestão de Mídias Sociais:
- SEMrush, Google Advanced Search Operators, RankMatch, Ubersuggest (Voltadas a análise de SEO de textos);
- Canva, Crello, Kapwing (Para edição de imagens e apoio de conteúdo visual);
- Facebook Ads, Google Analytics, HubSpot (para monitorar métricas);
- mLabs ou Hooutsite, para agendamento de posts e análise de resultados de mídias sociais.
Algumas delas são pagas, outras são gratuitas; o importante é você escolher com quais irá trabalhar, e seguir em frente com isso. As ferramentas contam com muitas funcionalidades e é imprescindível um gestor de redes sociais utilizá-las. Ao mesmo tempo, não vale a pena utilizar ferramentas caras se você não tem orçamento para isso.
Portanto, o ideal é utilizar boas ferramentas, completas o suficiente para o que você gestor de rede sociais precisa. Para decidir, você pode fazer a experimentação gratuita, procurar reviews, entre outras coisas que te ajudem a decidir.
Ferramentas próprias das redes sociais para o Analista de Mídia Social
Estas ferramentas existem e realmente ajudam muito para o Social Media com as métricas. O Instagram for business e o Facebook Ads trazem ferramentas de análise de perfis de público-alvo. Isto pode te dar informações sobre o horário que sua audiência mais utiliza redes sociais, entre outros.
Para trabalhar como um Gestor de Mídias Socais, é interessante buscar certificações específicas. Além do conhecimento que vice deverá adquirir, encontrar certificações em Facebook, Google Awords e Google Analytics poderão fazer a diferença no seu currículo e serem determinantes para sua contratação, seja como freela, seja como empregado formal de uma empresa.
Invista na sua carreira e arrisque-se como este novo profissional, que chegou para competir bastante no mercado de trabalho.
CRÉDITOS:
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