As redes sociais tomaram conta do mundo. Hoje, uma empresa, seja de pequeno ou grande porte, apenas possui uma estratégia de marketing completa quando abre canais nas redes sociais.
É necessário desenvolver estratégias para que você adquira mais clientes através das redes sociais.
É importante saber que não há passo a passo ou fórmula mágica que faça seu negócio crescer. O que é preciso, no entanto, são coisas básicas porem importantes: esforço, paciência, mais esforço e mais paciência. Só assim verá seu trabalho dando frutos.
É necessário trabalhar noites inteiras, sábados e domingos, inclusive nos momentos que outras pessoas estão se divertindo, e que você gostaria muito de estar lá – mas, estará frente ao computador, trabalhando e buscando seus sonhos.
Esteja presente nas redes sociais
O ditado “quem não é visto, não é lembrado” é pura verdade quando se trata na publicidade na Internet. Milhões de pessoas estão conectadas todos os dias, utilizando os serviços da Internet de maneira geral. Mas, principalmente, acessando redes sociais.
Segundo o Global Digital Report 2019, há mais de 4 bilhões de usuários conectados no mundo. Destes, 3,5 bilhões de pessoas são usuários de mídia social, compondo 45% da população mundial. É cada vez mais nítido que investir em presença digital é de suma importância para a visibilidade e crescimento da empresa.
Estar em redes sociais, assim como demonstrado na pesquisa, faz com que você seja notado e lembrado.
Estar em meios de comunicação traz a possibilidade de interação com o público, bem como de atualizações do que você tem de novidade em seu negócio.
O relacionamento com o cliente pode ser mantido de maneira satisfatória através das redes sociais, pois através deles, você pode:
Conversar com seguidores;
Realizar enquetes;
Responder aos comentários, e;
Tirar dúvidas.
Com isso, é possível manter um relacionamento saudável e dinâmico com seus seguidores, e conseguindo fidelizar os atuais e conquistar novos através do marketing de boca-a-boca.
Dar voz aos clientes também é uma boa técnica, pois o oferecimento de um espaço para os clientes falarem o que pensam de sua marca é ideal.
Mas eu tenho vantagens em investir em presença digital?
Além do já dito, a internet é a forma como metade da população do planeta se comunica e pode vir a conhecer sobre variadas coisas.
Através da presença digital, seu endereço web está facilmente acessível, e sua marca pode conquistar clientes de todos os lugares.
Com a publicidade na internet, sua marca/seu produto vem a conseguir:
Resultados rápidos
Através das métricas existentes nas redes sociais, você pode analisar se sua estratégia de marketing está tendo os resultados esperados ou não. Diante de resultados negativos, pode-se imediatamente modificar a estratégia, ou se for positivo, aumentar o investimento para que o retorno seja ainda maior.
Com as métricas você pode verificar os hábitos de acesso de seus clientes, bem como os tipos de postagens que foram melhor aceitas que outras.
Tornar-se autoridade
Com a popularização de sua marca, a credibilidade dela aumentará, tanto até o ponto que se torne uma autoridade ou referência em seu nicho.
A consolidação da merca agrega valor ao produto ou serviço oferecido, e melhora o posicionamento da empresa na Internet.
Para isso, é necessário cuidar bem de seu público e de seu produto ou serviço, investimento na qualidade do atendimento e do controle de danos (caso seu negócio seja varejo online, possibilitar uma rápida troca de produto defeituoso).
Além disso, caso seu negócio seja de produtos físicos e sua marca tiver um estabelecimento físico, buscar ser conhecido na internet pode te trazer clientes de locais diferentes além do que você estar instalado.
Caso o negócio seja sobre vendas de lanches ou comidas, uma frequência de postagens no Instagram junta a táticas de persuasão de compras podem te fazer ter entregas em toda região metropolitana do seu estado.
Redes sociais e os clientes
A chave para o sucesso deste tipo de empreendimento é a fidelização dos clientes. Lembre-se sempre que um negócio não prospera conquistando clientes novos todos os dias, mas sim, mantendo a fidelização de clientes antigos.
Os clientes recorrentes são aqueles que confiam na sua marca. Por isso é tão importante cuidar bem deles.
Portanto, é muito importante encantar o cliente para que ele goste de comprar seu produto e sempre volte até você é uma das tarefas mais difíceis.
Assim, uma boa gestão de redes sociais é aquela que foca na conquista e fidelização do público, utilizando todas as técnicas disponíveis para tal.
Para utilizar as redes sociais de forma eficiente, é preciso:
- Entender seu público-alvo
É necessário saber as necessidades de sua clientela, para entender quais são os seus desejos, anseios e hábitos de consumo, além de também ser importante saber o que eles não gostam.
Ou seja: o estudo de mercado não é opcional. Na verdade, se torna obrigatório para se tornar efetivo nas estratégias em redes sociais.
É necessário saber as tendências que seu público possui. Aqui, entra até mesmo saber as preferências políticas, gostos por música, e quais jornais eles acompanham.
As tendências de seus clientes é a forma que sua empresa vai vestir a camisa para poder atrai-los. Por isso, busque sempre se manter atualizado, bem como atualizar suas campanhas ou marketing de acordo com os clientes. - Manter relacionamento
O relacionamento com o cliente é exatamente o motivo de você estar nas redes sociais. Por isso, precisa ser feito com maestria e claro, muito carinho.
A transparência é fundamental para estabelecer uma boa comunicação com o seu público. Por isso, desenvolva boas políticas e mantenha seu perfil sempre atualizado. Se por acaso você demorar a responder comentários, justifique! Sempre esteja “limpo”.
Lembre-se sempre: quem é não é visto, não é lembrado, portanto apesar de o relacionamento acontecer bastante para que seu cliente adquira confiança em você, até que se motive a comprar na sua marca.
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