Amplamente utilizado, o marketing de seminários on-line ocupa cada vez mais espaço nas estratégias de conteúdo. Mas o que é isso exatamente? Um ” webinar ” ou “marketing de seminários” é a contração das palavras “web” e “seminário”.
O webinar tem uma definição muito simples: é uma conferência online, realizada em uma data e hora específicas. Geralmente, ele pode ser acessado após o preenchimento de um formulário de registro.
Por outro lado, você precisa ver o webinar como uma poderosa ferramenta de comunicação. Ajuda a animar sua estratégia de marketing criando uma forte interação com seu público. No entanto, quais são os seus principais interesses? Quais são as melhores práticas a seguir para obter os melhores resultados? As respostas estão nas linhas a seguir:
POR QUE ORGANIZAR UM WEBINAR?
Por que organizar um webinar? Usado principalmente no B2B, o webinar mostra muitas vantagens. O webinar atende a muitos objetivos da sua estratégia de conteúdo
Ele permite que você:
- Mostre a experiência da sua empresa
- Responda a uma problemática do seu alvo
- Introduza um novo produto
- Ofereça um tutorial para software ou treinamento.
No entanto, dependendo da fase da jornada do comprador que você está alvejando, seu webinar permitirá gerar leads, qualificá-los ou alcançar sua comunidade de clientes.
O webinar permite que você se comunique diretamente com sua persona. Muito interativo, este meio permite reações do público ao vivo. Portanto, fornece uma grande quantidade de informações sobre a maturidade das perspectivas, os vários obstáculos à compra ou mesmo sobre as melhorias a serem feitas no seu produto.
Um dos principais benefícios do webinar é que não importa a que distância esteja de seus clientes em potencial, você poderá alcançá-los e interagir com eles. Como resultado, você está alcançando mais pessoas em todo o mundo.
Por fim, um webinar resolve problemas logísticos e reduz consideravelmente seus custos de comunicação: sem aluguel de sala ou equipamento, sem viagens, sem orçamento para lanches, etc.
COMO CRIAR UM WEBINAR DE SUCESSO?
Agora vamos ver quais são os pontos importantes a serem considerados para tornar seu webinar um sucesso.
1. DEFINA SEUS OBJETIVOS
Não faz sentido agendar um webinar se você não tiver um objetivo específico a alcançar. Esta videoconferência deve se encaixar logicamente na sua estratégia de marketing de entrada e atender às suas necessidades de negócios:
- Atrair clientes qualificados.
- Gerar mais tráfego para seu site.
- Em seguida, aprofundar seu conhecimento de suas personas.
- Reter seus clientes.
- Definir uma meta clara permitirá que você defina seu público e o conteúdo oferecido.
2. PLANEJE UMA BOA COMUNICAÇÃO
Para garantir um número interessante de participantes, é absolutamente necessário iniciar uma campanha de comunicação em seu webinar. Vários canais podem ser usados:
- Seu site
- Suas redes sociais
- Anúncios do Google Ads: com as palavras-chave certas e páginas de destino atraentes, você pode atrair muitos leads.
Por fim, envie lembretes regulares por e-mail, através de uma resposta automática. Caso contrário, a maioria dos inscritos esquecerá a data e a hora da sua conferência na web.
3. TORNE-O ATRAENTE E DINÂMICO
Quando seu público estiver presente no dia, faça-o querer ficar até o final. Para isso, cuide da apresentação de seus suportes visuais: ofereça diferentes tipos de documentos e evite telas estáticas a todo custo por mais de 5 minutos. Você pode usar imagens, diagramas, tabelas, animações, vídeos.
Seu discurso também deve ser dinâmico. No entanto, se você acabou de ler um powerpoint exibido na tela, seu público poderá adormecer ou sair do webinar. Para evitar essa armadilha, você pode apresentar a conferência.
Por que não convidar um especialista reconhecido que fará você se beneficiar de um discurso de qualidade e de sua notoriedade? Há uma boa chance de que seu público participe da transmissão do seu webinar.
Você também pode envolver seus ouvintes, incentivando-os a participar de pesquisas e questionários ao vivo. Isso permitirá que você saiba mais sobre suas necessidades e problemas, mantendo a atenção de todos.
4. ESCOLA UMA BOA FERRAMENTA DE CRIAÇÃO
Verifique se você está trabalhando com uma ferramenta confiável e poderosa para criar sua conferência online. Existem muitas plataformas de webinar e software disponíveis. Para fazer a escolha certa, use os seguintes critérios:
- O número máximo de participantes,
- A frequência dos seus seminários on-line, para se inscrever em uma assinatura adaptada,
- A possibilidade de pré-gravar as conferências, transmitir um replay,
- As interações possíveis com os ouvintes
5. REALIZE VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
Ponto extremamente importante, correndo o risco de ver todos os seus esforços destruídos! Por outro lado, antes do dia do webinar, verifique se tudo está funcionando corretamente do ponto de vista técnico: conexão à Internet, câmera, microfone, software, etc. Você poderá iniciar seu webinar com confiança. Nenhum problema técnico interromperá o ritmo do seu seminário on-line.
6.NOMEIE UM MODERADOR
Para manter o foco na animação da sua conferência, peça a um de seus colegas para gerenciar a moderação das interações em tempo real: muitas pessoas farão perguntas, escreverão comentários e até iniciarão discussões entre eles.
Ao delegar essa tarefa, você oferecerá uma experiência melhor ao seu público: o ritmo do seu discurso permanecerá agradável e eles receberão respostas para suas perguntas. As mais frequentes podem ser identificadas pelo moderador e retomadas no final da conferência.
FAÇA UMA ANÁLISE DO SEU WEBINAR
Como elemento principal de sua estratégia de marketing digital, seu webinar precisa ser analisado em profundidade. Portanto, determine vários KPI: número de registrantes, participantes, tempo de visualização, taxa de conversão etc. Então, observe os resultados e relacione-os com as escolhas que você fez. Isso ajudará você a encontrar maneiras de melhorar para as próximas edições.
No entanto, não deixe suas novas perspectivas escaparem. Envie e -mails de agradecimento, ofereça a repetição do seminário on-line por um tempo limitado e acompanhe-os em uma campanha por e-mail. Em resumo, não negligencie seus leads conquistados com muito esforço.
Por fim, uma ferramenta adaptada à maioria das estratégias de conteúdo, o webinar é uma etapa decisiva na jornada do comprador da sua persona. Entretanto, isso permitirá que você se comunique de maneira muito eficaz com seus clientes em potencial e seus clientes, a fim de criar um relacionamento de confiança com eles. O resultado do trabalho colaborativo, requer preparação técnica e estratégica.
O conteúdo WEBINAR: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR? aparece primeiro em ADRS MARKETING.
Apareceu Primeiro em: ADRS MARKETING https://ift.tt/2MSR6mS
Nenhum comentário:
Postar um comentário