Copywriting não é o que costumava ser! Definir um copywriter e o que os redatores fazem em seu trabalho diário é diferente hoje do que era anos atrás.
O papel do redator passou exponencialmente da impressão e publicação para a Internet e a Web. Resultando em responsabilidades crescentes, expansão de conjuntos de habilidades. Presença ativa e conhecimento da estratégia e criação de conteúdo baseado na Internet.
O conteúdo é a resposta a uma pergunta, a chave para um quebra-cabeça, a estação de informações no caminho para o progresso. Mais do que isso, o conteúdo é a espinha dorsal do marketing de entrada para o mundo B2B.
Mas por que o conteúdo é tão importante? E por que alguém deveria pagar um redator para escrever?
Simplificando, as pessoas e as empresas usam o conteúdo para se educar e se divertir, e para se conectar com produtos e serviços. As pessoas responsáveis por esse conteúdo provavelmente são os copywriters, também conhecidos como os redatores misteriosos que escrevem na Internet.
Um copywriter basicamente lança sua marca para um público-alvo. Eles promovem ou vendem um produto ou uma ideia diretamente por meio de algum tipo de campanha criativa. Podem ser anúncios no metrô, mídias sociais ou em uma revista, um comercial para TV, um e-mail de marketing direto e assim por diante.
Um escritor de conteúdo, por outro lado, cria uma cópia (principalmente para a web) que fornece um contexto mais profundo para o que sua marca faz. O objetivo é gerar interesse no topo do funil e estabelecer um senso de autoridade que levará os clientes em potencial a uma jornada mais profunda.
A redação de textos transmite uma impressão, enquanto a redação de conteúdo tende a ser mais aprofundada e explicativa. Pode-se dizer que o copywriting é “mais atraente”, mas talvez um pouco superficial em comparação com o marketing de conteúdo.
Isso não significa que os copywritings sejam “superficiais” ou, inversamente, dizer que a criação de conteúdo não pode ser absolutamente convincente. Todos nós já vimos comerciais suficientes e lemos nossa parcela de conteúdo de artigos para saber que isso não é verdade.
Sem mencionar, eles jogam no mesmo time: o seu negócio. Os profissionais de marketing de conteúdo e redatores colaboram frequentemente e, à medida que as linhas entre o físico e o digital se tornam cada vez mais finas, o mesmo ocorre com as linhas entre seus trabalhos.
COPYWRITING E COPYRIGHT, ENTENDA A DIFERENÇA?
Quando o conteúdo é protegido por copyright, ele é protegido como uma expressão original do autor, o que significa que não pode ser reproduzido, publicado ou vendido sem permissão. Mais simplesmente, a lei de direitos autorais é como os criadores de conteúdo protegem a propriedade daquilo que fabricam. Isso inclui cópia escrita e até e-mails enviados, mas também conteúdo visual e de áudio.
Quando um copyright expira (70 anos após a morte do autor), o conteúdo entra em domínio público, o que significa que ninguém tem direitos de propriedade exclusivos.
E, por uma questão de clareza completa, o copywriting refere-se à prática de editar uma cópia escrita para melhorar a legibilidade, a consistência do estilo e a qualidade geral do conteúdo. Com isso fora do caminho, podemos seguir em frente.
O QUE É NECESSÁRIO PARA UM COPYWRITING PERFEITO?
Vamos começar listando as características que tornam um copywriting perfeito:
Estratégia: defina a função do marketing de conteúdo em seu objetivo maior de negócios (domínio de diretores de marketing e estrategistas de conteúdo).
Ideação e execução: traduza esses objetivos em uma visão criativa e roteiro para execução (diretores de criação, gerentes de projeto, redatores de conteúdo, editores de gerenciamento).
Produção: crie e revise o conteúdo real.
Promoção: então, compartilhe seu conteúdo por meio de campanhas por e-mail e publicações sociais (estrategistas de mídia social, criadores de conteúdo).
Historicamente, os redatores não tiveram necessariamente um papel na dinâmica acima. Mas isso mudou drasticamente nos últimos anos, à medida que o modelo da agência de marketing de conteúdo amadureceu.
O SEO NO COPYWRITING
Os mecanismos de pesquisa estão ficando mais inteligentes a cada dia, para que possam preencher os SERPs com conteúdo da Web que corresponda adequadamente ao que eles acham que o usuário está procurando. Isso significa que o conteúdo precisa ser bom. Muito bom.
Mais do que isso, porém, significa que o conteúdo deve ser excepcionalmente bem promovido na Web e por meio de canais digitais (por exemplo, e-mail) que tradicionalmente são considerados o domínio do copywriter.
ENTÃO, O QUE FAZ UM COPYWRITER?
Como mencionamos anteriormente, um copywriter é uma pessoa chave para criar conteúdo atraente, criativo e de alta qualidade para uso em qualquer forma de publicidade ou redação orientada para vendas.
O redator médio é adaptável e capaz de colocar suas habilidades em uma ampla variedade de diferentes indústrias e mídias, incluindo:
- Postagens no blog
- Conteúdo de mídia social
- Cópia do site
- Artigo escrito
- Comunicados de imprensa
- Recursos de marketing
Todos esses tipos podem se enquadrar no que um copywriter cria, e muitos podem até ser escritos no mesmo dia. Mas uma coisa que é necessária para qualquer copywriter é a disposição e a capacidade de pesquisar e desenvolver adequadamente o assunto sobre o campo em que estão escrevendo. Para muitos redatores, é uma ocorrência diária normal escrever para várias empresas ou setores de uma só vez.
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O COPYWRITER?
Enquanto alguns redatores optam por se especializar em um campo da indústria, muitos optam por trabalhar com muitas empresas e setores diferentes, a fim de obter maior conhecimento e experiência, além de acessar mais trabalhos. Devido a essa flexibilidade, há uma necessidade ainda maior de poder pesquisar um assunto e ter um entendimento básico dele para criar conteúdo atraente para os clientes.
Segundo o Hubspot, uma das principais coisas que fazem uma excelente cópia é a capacidade de fornecer aos clientes das empresas uma nova perspectiva sobre um produto ou serviço existente. Em suma, bons copywriter fornecem um novo ponto de vista para um produto ou serviço. E, como tal, flexibilidade é essencial para fornecer algo bem escrito, fácil de ler e exclusivo. Em um mercado continuamente inundado, o destaque nunca foi tão crítico.
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