O Pinterest criou uma cultura do faça-você-mesmo ou a nação DIY criou o Pinterest? A resposta pode não ser certa, mas sabemos que muitos clientes adoram fazer as coisas por conta própria.
Se você é um profissional de marketing, é vital entender como direcionar esses clientes para obter o máximo retorno do seu investimento.
A GERAÇÃO DIY
No passado, fazer artesanato e ‘fazer você mesmo’ parecia ser algo reservado às avós e às atividades do clube para mulheres de meia-idade. Agora, os jovens adultos com menos de 35 anos dominam a indústria de artesanato de 29 bilhões de dólares. Os millennials estão reunindo tecnologia, criatividade e empreendedorismo à medida que assumem mais projetos DIY.
Do ponto de vista do marketing, identificar essa tendência é apenas o começo; agora você precisa agir sobre isso. E, a fim de aproveitar a mentalidade faça-você-mesmo dos consumidores contemporâneos, há três coisas que você precisa entender sobre a geração do milênio em particular:
Participação ativa. A geração do milênio foi condicionada a se envolver com o conteúdo. Toda a premissa da mídia social é que você poste conteúdo, compartilhe conteúdo e forneça feedback sobre o conteúdo de outros usuários. Essas pessoas querem se envolver em algo maior do que elas.
Personalização individual. Uma pesquisa mostra que quatro em cada dez millennials estão interessados em co-criar produtos com marcas. Muitas marcas estão aproveitando isso, dando aos usuários a oportunidade de personalizar as ofertas de produtos e serviços de acordo com seus gostos e necessidades.
Valor experiencial. Finalmente, os millennials anseiam por experiências em vez de itens tangíveis.
Quando você combina todos esses elementos, deve ficar claro que esse segmento da demografia deseja desempenhar um papel ativo. Eles não querem simplesmente ficar à margem e assistir tudo se desenrolar; eles querem entrar em ação. Para os profissionais de marketing, essa é uma ótima notícia.
Para atingir o grupo demográfico DIY e maximizar seus esforços, absorva as seguintes técnicas. Eles ajudarão você a se conectar com a geração do milênio de novas maneiras.
1. INVISTA E CONTEÚDO ACIONÁVEL
O conteúdo acionável é enorme. Não crie apenas conteúdo que fale sobre um produto ou ideia. Ofereça conteúdo que capacite os usuários a agir. Ele não apenas apresenta uma tonelada de ideias DIY, mas fornece tutoriais e listas de materiais que os usuários podem copiar para fácil acesso.
Seu conteúdo é acionável ou meramente descritivo? Não há nada de errado com o conteúdo descritivo que conta uma história, mas o segmento faça você mesmo do mercado anseia por ideias tangíveis que incluam conselhos passo a passo.
2. NÃO SE IMPORTE COM O DINHEIRO
Quando os profissionais de marketing inicialmente se envolvem com DIYers, eles tendem a presumir que o dinheiro é o ponto mais significativo. Em outras palavras, eles presumem que as pessoas optam por realizar projetos DIY para economizar dinheiro. Isso pode ser parte do ponto, mas nem sempre é o objetivo principal. De acordo com uma pesquisa, apenas 39% das pessoas o fazem por motivos financeiros. Em vez disso, a maioria é motivada pela alegria da experiência prática. Se você está tentando fazer marketing para esse grupo, precisa se concentrar nesse conceito, não tanto na economia.
3. APROVEITE A MÍDIA SOCIAL
A mídia social é sua melhor amiga. Especificamente, o Pinterest é onde você deve passar a maior parte do seu tempo. Os devotos do Pinterest são fortemente inclinados ao faça-você-mesmo, e você pode gerar muito ROI a partir de um compromisso constante com esse site, bem como com outras mídias sociais.
Se você quer um ótimo exemplo de como é alavancar o Pinterest com sucesso, dê uma olhada no painel do Pinterest de Ana White. White dirige um site de DIY especializado em marcenaria e outros projetos. Embora grande parte de seu tráfego venha de sites de blogs e outras fontes, ela gera muito buzz no Pinterest.
4. INCENTIVE A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO PELO DIY
Uma das melhores coisas sobre os consumidores faça você mesmo é que eles não querem apenas ação, mas também querem fazer parte de algo. Você pode satisfazer essas duas motivações encorajando a criação de conteúdo.
Isso mesmo, você pode realmente fazer com que seus usuários gerem conteúdo para você. Existem várias estratégias eficazes – e algumas serão mais úteis para a sua marca do que outras – mas aqui estão algumas das melhores.
5. LANCE CONCURSOS DE DIY
Concursos podem ser uma ótima maneira de promover o compartilhamento e envolver os clientes. Se você está jogando com a última dica – encorajar a criação de conteúdo – você pode considerar a possibilidade de realizar um concurso que pede aos usuários que enviem conteúdo para ganhar algo.
Quando você comercializa para DIYers, você deve adotar uma abordagem única. A boa notícia é que geralmente é mais fácil atingir esse segmento do mercado do que aqueles que se recusam a se envolver com o conteúdo.
Por fim, lembre-se das dicas acima ao tentar criar uma campanha criativa que mostre sua marca para mais pessoas.
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