Hoje, proporcionalmente ao uso de terminais móveis, os desafios do marketing móvel se desenvolveram consideravelmente. Desde o momento em que acordam de manhã até deitar à noite, os usuários móveis estão ultra conectados. Durante um único dia, eles consultam seus smartphones dezenas de vezes. De fato, o número de solicitações do Google feitas em celulares em todo o mundo excedeu as feitas em computadores desde setembro de 2015. Isso representa uma oportunidade real para você alcançá-los, seja você uma empresa B2B, B2C, uma marca, um grande grupo … Como? Graças ao mobile marketing!
O QUE É MOBILE MARKETING?
O marketing móvel (ou mobile marketing) reúne todas as técnicas de marketing que serão adaptadas ao uso de terminais móveis: telefones e principalmente smartphones. Mais amplamente, o marketing móvel também pode ser definido como todas as ações de marketing realizadas para indivíduos em movimento. Portanto, os tablets não fazem parte do campo de ação do mobile marketing, porque seu uso não é feito em uma situação móvel, mas em casa.
O marketing móvel permite que as empresas se aproximem do consumidor, onde quer que estejam, para gerar interatividade e estimular o ato de comprar e conquistar a lealdade do cliente.
O uso do marketing móvel sugere que seu site ou aplicativo comercial seja otimizado para uso móvel. Os usuários de smartphones devem ter uma experiência adaptada: um design que se adapte ao tamanho da tela, ergonomia permitindo que eles cliquem em um botão ou link sem risco de confusão com o dedo. Além disso, um usuário móvel não procurará necessariamente as mesmas informações que um usuário de computador convencional, portanto, também é necessário adaptar o conteúdo. Para isso, existem duas opções: usar um site de design responsivo (que se adapte ao tamanho da janela do navegador) ou um site móvel (um site completamente independente, criado especialmente para dispositivos móveis).
DIFERENÇA ENTRE MARKETING MOVEL E TRADICIONAL
O mobile marketing é diferente em vários aspectos do marketing tradicional; a principal distinção é que realmente entra na privacidade do consumidor. Sendo o telefone um objeto pessoal real, usado 24 horas por dia e consultado em média 150 vezes por dia, o marketing móvel é introduzido na vida cotidiana do usuário.
Segundo, os terminais móveis são meios de comunicação reais, com uma taxa muito alta de cobertura da população; de fato, havia mais de 7,7 bilhões de assinaturas móveis em 2017, ou seja, mais do que toda a população mundial. Eles ainda estão crescendo constantemente, especialmente nos países em desenvolvimento. O número de usuários de internet móvel também ultrapassou o número de usuários de internet fixa em 2013. O marketing móvel oferece, portanto, a possibilidade de atingir um grande número de pessoas, quase instantaneamente (90% das mensagens de texto sendo lidas em 10 minutos após o envio).
Finalmente, o celular é nômade. Graças ao GPS integrado, a geolocalização do usuário é fácil e precisa. Assim, é possível diversificar as campanhas de marketing e fazer a segmentação geográfica de modo a favorecer o marketing de proximidade. As possibilidades técnicas dos smartphones são numerosas e ainda pouco exploradas pelas marcas. Num futuro próximo, eles permitirão que ações virtuais sejam vinculadas à realidade.
AS FERRAMENTAS DO MOBILE MARKETING
No início, o mobile marketing era essencialmente baseado no envio ou recebimento de SMS, mas seu universo expandiu-se consideravelmente com todas as possibilidades oferecidas pelos smartphones, bem como com o desenvolvimento de versões móveis, sites de design responsivo e aplicativos móveis que representam a maior parte do tempo gasto em smartphones atualmente.
O marketing móvel, portanto, oferece aos profissionais de marketing uma ampla gama de possibilidades para interagir com os consumidores.
PUBLICIDADE EM SITES RESPONSIVOS
Assim como os terminais convencionais, o celular oferece aos anunciantes a possibilidade de oferecer publicidade gráfica ou redirecionamento. No entanto, é preciso ter cuidado para oferecer formatos de publicidade adaptados ao formato móvel; O Google Adwords oferece uma ferramenta de visualização de anúncios para testar a aparência de um anúncio no celular.
O marketing baseado em aplicativos móveis é um setor em expansão. As ações de marketing assumem a forma de anúncios que aparecem durante o uso do aplicativo. Encontraremos formatos de banner ou pop-up que não podem mais ser bloqueados, pois não estamos mais no contexto de um navegador da web. Para os editores de aplicativos, a publicidade é a maneira mais eficaz de gerar receita com um aplicativo gratuito. Para ver a publicidade desaparecer, geralmente vista como intrusiva e irritante, o usuário terá que mudar para a versão paga do aplicativo.
AS VANTAGENS DO MARKETING MOVEL
Com todas as possibilidades que oferece, o marketing móvel possui muitas vantagens para as empresas:
Facilidade de implementação: as campanhas de marketing para dispositivos móveis geralmente são muito simples de colocar em prática; você só precisa ter um banco de dados de números de telefone!
Lance uma campanha acessível ao maior número de pessoas: como vimos, o campo de ação do marketing móvel é muito amplo, com a alta taxa de equipamentos no mercado, excede até o número total da população mundial! Cabe a você segmentar seu público-alvo e se comunicar com o alvo mais qualificado para sua atividade.
Mostre originalidade e inovação: o suporte particular do celular oferece grande liberdade; você pode ser criativo oferecendo ações originais, jogos divertidos, experiências interativas…
Realize ações de marketing personalizadas: lembre-se de que, graças a esse novo suporte, você poderá entrar na privacidade dos usuários; a personalização é, portanto, a chave para essa nova experiência. Aproxime-se do seu objetivo, mostre interesse e você só pode colher os benefícios.
Desenvolva a imagem da sua marca: o fato de oferecer campanhas inovadoras permitirá que você se diferencie e, portanto, se imponha ao público.
Aumente suas vendas e conquiste clientes: graças ao dispositivo móvel, você não apenas aumenta suas vendas com seu público-alvo habitual, mas também pode atingir mais metas e conquistar novos clientes.
Crie a lealdade do cliente: o celular oferece a oportunidade de criar um relacionamento real com seus clientes e, portanto, mantê-los. Nada muito complexo: fornecer as informações certas no momento certo
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