De acordo com o relatório de 2020 do Marketing de Conteúdo B2B, 48% dos profissionais de marketing desejam se concentrar em melhorar a qualidade e a conversão de seu público. Para fazer isso, 39% aumentarão os gastos na criação de conteúdo B2B. Mas produzir o máximo de conteúdo humanamente possível ajudará a atingir esse objetivo? Não necessariamente.
Produzir X quantidade de postagens por mês pode satisfazer suas metas no papel, mas geralmente faz com que você priorize a realização do trabalho em detrimento do bom trabalho. Quando a quantidade supera a qualidade, todos perdem. Sua equipe trabalha muito com o conteúdo que não funciona, e as pessoas com quem você está tentando se conectar não obtêm o conteúdo que merecem.
Se você deseja que seu conteúdo seja realmente bem-sucedido, precisa se concentrar em dar às pessoas o que elas precisam. Tradução: concentre-se em fornecer valor.
Um bom conteúdo B2B é uma narrativa que desperta o interesse das pessoas e as atrai. Fornece insights, inspiração ou ideias interessantes, oferece algo significativo. Obviamente, apresentar esses tipos de ideias de conteúdo pode ser um desafio, especialmente quando você se sente atraído de forma criativa.
Felizmente, podemos remediar isso. Por fim, as pessoas não se importam que você esteja fazendo marketing. Elas se importam que você esteja pensando neles. Para criar conteúdo de qualidade que ressoe, você precisa de ideias que colocam as pessoas em primeiro lugar. Se você está tendo problemas para fazer um brainstorming, aqui estão maneiras de encontrar boas ideias e impulsionar sua criatividade.
1. DIGA O QUE NÃO ESTÁ SENDO DITO
Um dos maiores desafios que os profissionais de marketing B2B enfrentam é se destacar por meio do conteúdo. Mas muitas vezes escrevem sobre as mesmas coisas ou imitam os líderes da indústria e simplesmente aumentam o ruído. Uma maneira inteligente de remediar isso é preencher as lacunas de mensagens em torno de um assunto, adotar um ângulo único ou introduzir uma ideia que outros ignoraram.
Você ainda pode buscar inspiração nos líderes, mas procure as entrelinhas. Leia o que os outros estão escrevendo em seu espaço e pense em maneiras de preencher a narrativa com diferentes ângulos. Leia também os comentários para ver o que as pessoas estão pensando ou se perguntando. Suas perguntas podem inspirar uma grande parte do conteúdo B2B.
Você também deve procurar por falhas de mensagens no conteúdo B2B existente.
2. ATUALIZE SEU CONTEÚDO MAIS POPULAR
Os profissionais de marketing geralmente se concentram em gerar cada vez mais conteúdo, acompanhando as novidades, as tendências e o que os outros estão fazendo. Essa abordagem significa que você está efetivamente criando conteúdo apenas para acompanhar os populares. Mas, como discutimos, o conteúdo sem qualidade não é eficaz.
Audite seu conteúdo existente. Identifique quais postagens ou artigos foram mais bem-sucedidos e pergunte-se como você pode torná-los melhores. Adicione informações adicionais aos seus artigos com melhor desempenho, crie partes maiores de conteúdo B2B (por exemplo, transforme uma postagem em um e-book) ou produza sequências. Essa é uma maneira inteligente de impulsionar o SEO em blogs antigos populares – e uma ótima estratégia de baixo risco para envolver os leitores enquanto capitaliza em sucessos anteriores. Você também pode redirecionar o conteúdo existente, dividindo-o em partes menores (por exemplo, infográficos, mini-guias ou microconteúdo).
3. PERGUNTE AS PESSOAS O QUE ELAS PRECISAM NO SEU CONTEÚDO
O maior erro que você pode cometer em um brainstorming é perguntar: “Sobre o que queremos escrever?” Isso é míope, pois não considera as pessoas que consumirão seu conteúdo. Além disso, não basta pensar no que as pessoas querem. Para agregar valor real, você deve pensar no que as pessoas precisam.
Para agregar valor real, você deve pensar no que as pessoas precisam. A maneira mais simples de saber o que as pessoas precisam é ir direto à fonte. Pergunte diretamente ou pense nas perguntas que eles estão fazendo para você (e seus concorrentes). Verifique os comentários em seu blog, os blogs de seus concorrentes ou publicações do setor para descobrir essas perguntas e converse com sua equipe de vendas.
Para envolver as pessoas diretamente, faça perguntas por e-mail, chamadas, conferências, pesquisas e reuniões. Armazene essas informações para garantir que sua equipe tenha as informações mais recentes. Esses tipos de conversas são inestimáveis para ajudá-lo a gerar ótimos tópicos para todos os ângulos.
Se você ainda não o fez, crie personas de marketing para entender melhor os diferentes tipos de pessoas para quem você está criando conteúdo. Personas são uma ferramenta especialmente útil para avaliar suas ideias daqui para frente. Você também pode se inspirar nesses ótimos exemplos de marketing de conteúdo empático.
4. COMPARTILHE SUAS VITÓRIAS
Isso não significa que você deva se gabar de como você é ótimo ou de quantos prêmios ganhou; significa que as ideias e descobertas que ajudaram você também podem ajudar outras pessoas. Você implementou uma nova estratégia para um sucesso impressionante? Você aprendeu um truque útil, solução alternativa ou dica que tornou sua vida muito mais fácil? Esse tipo de conhecimento é tremendamente valioso para os outros.
Pense em seus sucessos recentes e considere como você pode convertê-los em conteúdo útil, como guias, listas de verificação, estudos de caso ou modelos. Apenas certifique-se de enquadrar as coisas de maneira construtiva. Nessa nota, observe o seu tom; você quer ser sincero e compreensível – não condescendente.
5. COMPARTILHE SUAS FALHAS EM SEU CONTEÚDO
É natural querer focar nos seus sucessos mais do que fracassos. O fracasso é humilhante, mas faz parte do que nos torna humanos. Por esse motivo, o fracasso pode ser incrivelmente valioso se ensinar alguma coisa. Como Nelson Mandela disse: “Eu nunca perco. Eu ganho ou aprendo.”
Pense nos principais desafios que você enfrentou e como os enfrentou, ou o que aprendeu ao assumir um risco que não deu resultado do jeito que você queria. Você não precisa se espetar publicamente. Apenas se concentre nas sugestões significativas que a experiência deu a você.
Por fim, um dos maiores mandamentos de marketing de conteúdo deve ser “Respeite o tempo dos seus leitores”.
Entretanto, somos pessoas ocupadas vivendo em um mundo ocupado, e a última coisa que alguém precisa é de uma marca que crie mais barulho. Em vez disso, pense em como você pode fornecer informações em um pacote sucinto, simplificar uma ideia complexa ou facilitar as coisas para elas. Este é um serviço valioso por si só.
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